Sites/Programas + Usados

Durante o ano usamos vários sites com atividades interativas e programas educativos, a seguir estarão os endereços para que os alunos e pais possam utilizá-los em casa:


Jogos Infantis: Cruzadinhas, quebra cabeça, liga pontos, etc


Caça palavras:


Página da Revista Recreio: corridas, esportes, meninas, habilidades, estratégia, desafio, atenção e aventura. 


Alfabetização: Do lado esquerdo da página temos as músicas das letras do alfabeto. Cante várias vezes para fixar as letrinhas e seu som.


Blog da Gisele: Leia os quadrinhos da Galerinha do Bem, assista aos vídeos e leia as dicas sobre animais, água, energia, meio ambiente e lixo. Depois saia por ai usando seus conhecimentos e ensinando dicas de como preservar nosso meio ambiente.


Smart Kids: Vá em Jogos Educativos e encontrará várias opções de jogos em português, inglês e espanhol. Também vai encontrar desenhos para imprimir e pintar. Passatempos para imprimir e brincar, como labirinto, sete erros, liga pontos, enigma.


Kid leitura: Apresenta tirinhas interativas, escrita das letras, jogos de sílabas, desenhos para imprimir e pintar.


Portalzinho da CGU – Criança Cidadã: Apresenta histórias em quadrinhos sobre temas que envolvem a cidadania e jogos on line (memória, quebra cabeça, jogos de letras, pinturas e outros).


Websmed: Palavras cruzadas, atividades de alfabetização e encontro silábicos.
** É o mais usado pelos anos iniciais **


Atividades Educativas: Sistema Solar, sinônimos, Revolução Farroupilha, Bandeiras dos estados do Brasil, ortografia, hinos brasileiros, operações com números inteiros, tabuada, alfabetização e outras atividades.


Portal da Turma da Mônica: Vá à opção DIVERSÃO. Os passatempos são para serem impressos. Tem quadrinhos e vários jogos.


Letroca: O objetivo do jogo é usar as letras disponíveis para formar palavras. Quanto mais palavras formar, mais pontos você ganha.


Tangram: é um puzzle chinês antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Neste puzzle deve-se seguir duas regras: usar todas as peças e não as sobrepor.

Sílabas: Jogos figuras/sílaba inicial. 
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas.html


Contos de Fadas:  Vários contos de fadas como Branca de Neve, Cinderela, A bela e a Fera, Rapunzel, A Pequena Sereia, João e Maria e outros.

Historinhas para Crianças: Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, Os Sete Cabritinhos, João e Maria, Dona Baratinha, A Pituchinha, A Bonequinha Preta,  A Galinha Ruiva, e outras.
http://feijo.com/~flavia/index.html

Britannica Escola Online: Diversas atividades para alunos e professores do ensino fundamental.

http://escola.britannica.com.br/

Jogos Educativos que você pode baixar no seu computador:


O Tux Math é um jogo que implica a capacidade de efetuar cálculos aritméticos simples, de forma rápida, para que as crianças progridam no jogo. (soma, subtração, multiplicação, divisão e expressões). Indicado de 1º a 9º ano.
Para baixar:  http://www.baixaki.com.br/download/tux-of-the-math-command.htm

O GCompris é uma suíte de aplicações educacionais que compreende numerosas atividade. Algumas são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Possui 100 atividades disponíveis, entre elas:
- descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
- álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
- ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
- geografia: colocar o país no mapa
-   jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
- leitura: prática de leitura
- outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...
Para baixar: http://www.baixaki.com.br/download/gcompris.htm

O Tux Paint é um programa educativo para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador. 
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.