12 de jul. de 2010

Construindo Cidadania - 2009

Com a finalidade de conhecer os problemas da comunidade, foi formado um grupo de dez alunos e discutimos sobre como poderíamos ajudar, de forma mais eficiente e contínua, na resolução destes. A partir daí surgiu à ideia de manter contato com a Associação de Moradores na qual a escola está inserida.
Entramos em contato com o Presidente da Associação Comunitária, Sr. Ronaldo F. Moisés, que apoiou a ideia e se colocou a disposição para conversar conosco.
O Sr. Ronaldo F. Moisés veio à escola e reunindo-se conosco, colocou que entre as reivindicações da Associação de Moradores do Km3, está à construção de um Complexo Desportivo com Unidade Básica de Saúde e a construção de redutores de velocidades (quebra-molas) na Av. Osvaldo Cruz, uma vez que esta causa irá beneficiar toda a comunidade, com o posto de saúde e a segurança no trânsito para as crianças que necessitam atravessar a Av. Osvaldo Cruz para chegar até a escola.
A partir daí, o grupo formado por: Fabiele Poerchker Diniz, Gabriele Eckert Pereira, Guilherme Miolo Ferreira, Lorenzo Franchi Rodrigues, Luíse Franchi Rodrigues, Natália Dal Carobo Pereira, Nicolas Franchi Rodrigues, Rafael dos Santos Hönig, Rafaella Codein Dresch e Valentina de Lima Santos, decidiram colher assinaturas, realizando um abaixo-assinado na comunidade, se solidarizando a causa.
Depois de colhida as assinaturas, foi agendada uma reunião com o Senhor Prefeito Municipal onde a aluna Rafaella Dresch, representando a escola, fez uso da palavra e colocou para o Sr. Prefeito porque a necessidade da construção do Complexo Desportivo com Unidade Básica de Saúde e dos redutores de velocidades na Av. Osvaldo Cruz. Em seguida todos os representantes da comunidade, que se encontravam presentes, se manifestaram sobre o pedido.
Durante a realização da Mostra Pedagógica da Escola, o “banner” de divulgação do projeto do Complexo Desportivo com Unidade Básica de Saúde foi exposto para que toda comunidade pudesse apreciar qual a proposta levada ao executivo municipal. Neste dia, recebemos a visita do Sr Prefeito e secretariado, que apreciaram os trabalhos que são desenvolvidos por nós durante todo ano letivo.
Como resultado desta visita, surgiu por parte do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovações e Projetos Estratégicos do Município, Sr. Cesar Busatto, o convite para que a escola expusesse na FEISMA. Sendo assim, estivemos expondo no Salão Inovação.
Também, como resultado da visita, ficou marcada uma reunião da Direção da Escola, CPM e Conselho Escolar no gabinete do Sr. Prefeito. Nesta reunião foram encaminhadas as solicitações consideradas essenciais, entre elas a aquisição de um terreno e construção de uma quadra de esportes. O Sr. Prefeito se disponibilizou a dar encaminhamento a todos os pedidos.
Na última noite da FEISMA, aconteceu a premiação do Projeto Estudante Cidadão, onde 04 escolas da rede municipal foram premiadas pelas suas realizações junto à comunidade, entre elas a EMEF Padre Nóbrega. Nesta ocasião, recebemos das autoridades presentes, medalhas e a escola recebeu o troféu Estudante Cidadão.

5 comentários:

  1. Bom Dia!

    Parabéns pela iniciativa.
    A construção da cidadania só é possível com uma educação de qualidade e esta com a participação efetiva e ativa da comunidade.
    Cordialmente
    Prof. Claudio E. G. Dutra

    ResponderExcluir
  2. Parabéns alunos e professores da EMEF Padre Nóbrega por mais essa iniciativa, mostramos assim que temos um ensino de qualidade e que buscamos a construção da verdadeira cidadania.

    Parabéns!

    Beijos!

    Mariangela Dalcin Da Cas

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog, ficou maravilhoso..

    Parabens para os alunos que contruiram esse blog.. :D

    Lukas. T:72

    ResponderExcluir