9 de jul. de 2012

Viagem de Estudo as Missões Jesuíticas

Tendo como ponto de partida conteúdos como: Colonização do Brasil, influencia religiosa no Brasil colônia, tratados e limites do Brasil, a relação das coroas portuguesa e espanhola entre outros, foi exibido para os alunos o filme A Missão (drama histórico – 1986). A partir daí surge à ideia da viagem de estudos para as Missões Jesuíticas.
No dia 06/06, os alunos do PACIPEN - Projeto Arte Cinema no Padre Nóbrega, realizam esta atividade que começa por Santo Ângelo (catedral e museu) e na sequencia vão a São Miguel das Missões (sítio arqueológico, museu, fonte missioneira, espetáculo som e luz).
Você poderá ver mais detalhes (fotos, vídeos, exercícios, resenhas, maquetes, cartazes) sobre esta atividade no Blog do PACIPEN.

A Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, foi construída em 1929, mantendo algumas semelhanças com a igreja da redução de São Miguel Arcanjo.


O Pórtico de São Miguel das Missões é um ato de homenagem ao povo guarani, aos jesuítas e a todos que participaram do processo de colonização de formação de uma cultura nobre e única, que é a cultura missioneira. O pórtico possui esculturas que representam São Miguel Arcanjo, Pe. Jesuíta e o Cacique Sepé Tiarajú – A frase dita por Sepé Tiarajú na Guerra Guaranítica esta escrita em guarani – CO YVY OGUERECO YARA (Esta terra tem dono).

Fonte Missioneira, fonte de abastecimento de água da redução. Foi esculpida em pedra grês. Localizada a um quilômetro, ao sul do Sitio Arqueológico.


O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo se destaca por apresentar o maior número de estruturas e em melhor estado de conservação. Motivo pelo qual, em 1983, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário